Viana: Rui Lampreia é o novo comandante do porto de Viana do Castelo

AvatarNuno Cerqueira, 28 de setembro, 2021

rui lampreia 1

Chama-se Rui Lampreia e vai comandar a capitania do porto de Viana do Castelo. A cerimónia da atribuição de tarefas está marcada para amanhã em Viana do Castelo

Rui Lampreia, que terminou funções como adjunto do capitão do porto de Leixões, em Matosinhos, vai desta forma substituir o capitão de fragata Sameiro Matias.

O novo capitão formou-se em Ciências Militares Navais e especializou-se em Hidrografia e Oceanografia. Tirou a pós-graduação em Ciências Militares "Segurança e Defesa", área em que se tornou também Mestre. Rui Lampreia regressou depois à Universidade Nova de Lisboa para tirar o doutoramento em Relações Internacionais "Estudos sobre Segurança e Estratégia".

Entre outros, o novo capitão do porto de Viana do Castelo, foi comandante do navio militar de pesquisa hidrográficas, oceanográficas, geológicas e químicas "Auriga" e comandante numa das corvetas de patrulha oceânica da Marinha.

Rui Lampreia já se despediu do porto de Leixões e abraça agora "novo desafio" num espaço de jurisdição, da Capitania de Viana do Castelo, que vai desde o Forte do Cão (Gelfa - Caminha) até à foz do rio Alto (Estela - Póvoa de Varzim), incluindo as águas interiores não marítimas do rio Lima, até à linha da igreja de Vila Mou à torre da igreja de Santa Maria de Geraz do Lima, e do Rio Cávado em Esposende, até à primeira ponte.


Também pode gostar