▶️ Viana: "App" coloca cidade mais acessível com o "dedo tecnológico" do IPVC

AvatarNuno Cerqueira, 30 de junho, 2021

app viana 1

O desafio foi lançado pelo Município de Viana do Castelo ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Depois de detetadas algumas dificuldades de pessoas com necessidades especiais em circular na cidade, eis que nasce a app "Viana + Acessível". 

Luís Manso é invisual e disse a este jornal que «circular na cidade de Viana do Castelo nem sempre é fácil», mesmo com a ajuda do cão guia. Mas agora, com a aplicação "Viana + Acessível", Manso respira mais tranquilidade,m pois a app ajuda-o a tomar melhores opções consoante o problema físico que tem.

«Esta aplicação ajuda e muito. Diz qual o melhor trajeto para chegar de um ponto ao outro, pelo percurso mais próximo e seguro, pois cidade está sempre com alterações e com esta aplicação a cidade fica mais amiga e acessível», explicou ao Diário do Minho, enquanto assistia à apresentação da app, que esteve a cargo do IPVC e a Câmara de Viana do Castelo.

O projeto, que teve a cooperaçõa de instituições como ACAPO, Íris Inclusiva, Fundação AMA, APPACDM e APCVC, visa facilitar a mobilidade para pessoas condicionadas. Permite aceder, por exemplo, a percursos otimizados, de diversos pontos da cidade como locais culturais, unidades de saúde, entre outros, a pessoas com mobilidade condicionada. Foram dois anos de investigação , estudo e experiências para chegar à app que está disponível para IOS e Android.

 


Também pode gostar