Viana: Bombeiros Voluntários reforçam assistência a banhistas

AvatarRedação , 30 de julho, 2021

cabadelo praia 12

É já a partir do dia 1 de agosto que os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo vão reforçar o apoio de emergência a banhistas na Praia do Cabedelo.

O anúncio é feito pela Câmara de Viana do Castelo que, desta forma, quer dar melhor apoio à elevada prática desportiva existente na praia, naquele que é um projeto piloto.

Assim, o alargamento de vigilância de praias e reforço de segurança nas práticas desportivas náuticas surge por proposta da Associação Humanitária dos Bombeiros de Viana do Castelo para desenvolvimento de um projeto piloto que assegura uma unidade de socorro imediato, instalada na Praia do Cabedelo, mas com área de abrangência a todas as praias do concelho.

Para o projeto, os Bombeiros Voluntários vão contar com uma tripulação de dois bombeiros com competências técnicas de socorro, uma ambulância de socorro equipada com todo equipamento descrito no regulamento de transporte de doentes urgente/não urgente e um Desfibrilhador Automático Externo (DAE).

«Com estes meios pretende-se dar resposta a pequenos acidentes que possam ser solucionados no local, evitando o acionamento desnecessário de meios de socorro, bem como permitir também uma abordagem imediata em situação de paragem cardiorrespiratória com recurso ao DAE», afirma a autarquia.

Para os meses de agosto e setembro, a Câmara vai apoiar a associação com uma verba mensal de 8500 euros.


Também pode gostar