Viana: Conto infantil para afastar o medo das operações

AvatarPedro Gomes , 13 de janeiro, 2022

Hospital Viana 1

Com o objetivo de ajudar as crianças e os próprios pais, o bloco de ambulatório do hospital de Santa Luzia, Viana do Castelo lançou um conto infantil para ajudar a afastar o medo das operações e para descontrair no ambiente hospitalar. 

“Tudo o que acontece no bloco ambulatório é mostrado e explicado no livro de uma forma simples que vai ajudar a dissipar o medo”, disse hoje à agência Lusa, o chefe de enfermagem do bloco ambulatório, David Lourenço.

Com o título, “O Lourenço foi operado e o medo é que ficou assustado. Sabes o que aconteceu? O Medo encolheu”, o livro de histórias surge no âmbito de um projeto que aquele serviço desenvolve há vários anos para reduzir da ansiedade de pais e filhos no bloco ambulatório que opera, maioritariamente, crianças entre os sete e os 10 anos.

A história, criada pela anestesista Joana Guimarães, autora dos desenhos e grafismos que ilustram o livro, conta “todo o percurso que as crianças que chegam ao meio hospitalar para cirurgia vão percorrer, desmistificando os medos”.

“Por vezes, as crianças sentem medos que se forem devidamente explicados e conversados, acabam por encolher, diminuindo a ansiedade. O livro serve também para apoiar os pais que também precisam estar informados, permitindo uma convivência natural, agradável e menos traumática”, explicou.

.

 


Também pode gostar