×
D-IMO-BANNER.jpg

▶️ Viana: Passagem desnivelada de Carreço também vai ajudar socorro

Nuno Cerqueira - 10 de abril, 2021

A Câmara de Viana do Castelo, juntamente com o Governo, estiveram ontem no início dos trabalhos da última passagem de nível a ser desnivelada no concelho vianense. Fica em Carreço e será também ponto chave para acesso à serra.

«Um projeto fundamental para conferir maior segurança a quem necessita de atravessar a linha», disse o secretário de Espado das Infraestruturas, Jorge Delgado, que juntamente com José Maria Costa, edil de Viana do Castelo, marcaram o início da obra que ascende aos 1,3 milhões e euros.

 

«Hoje é o arranque. Daqui a seis meses, se tudo correr bem, estará pronta. Já foram construídas em Viana do Castelo 14 passagens desniveladas. Esta será a décima quinta e que terá a particularidade de permitir ser zona de emergência de entrada para a floresta para combate aos incêndios.

«Atendendo ao serviço, vai permitir o acesso de veículos pesados para combate a incêndios na zona florestal, pois o viaduto tem altura suficiente para essas viaturas passarem. Também vai melhorar a mobilidade interna da freguesia de Carreço», disse o autarca, anunciando também ainda três passagens inferiores pedonais.

«Em Afife, Darque e Areosa, mas não tem a ver com este projeto. São melhoramentos que são precisos fazer no âmbito de outro projeto de melhoria das condições nas freguesias», destacou José Maria Costa. A intervenção inclui trabalhos como demolições e movimento de terras para criação das plataformas, pavimentações, águas pluviais e sinalização adequada.

O perfil transversal da passagem inferior terá uma faixa de rodagem com duas vias de trânsito, sendo uma para cada sentido. A faixa terá 5,50 metros, acrescida de valetas com 0,60 metros de cada lado, sendo que, cada via terá 2,75 metros. Do lado sul da faixa de rodagem está prevista a execução de um passeio com 1,50 metros.

A modernização e eletrificação da Linha do Minho, entre Nine e Valença representou um investimento de 86,4 milhões de euros.

  • PARTILHAR