Viana: Tubarão ou tintureira?

AvatarJoão Polónia, 4 de novembro, 2021

250535338 5579709618724535 5968974289034893954 n

A notícia percorreu vários órgãos de comunicação social e logo surgiram os "pescadores de bancada". Afinal o grupo de vila-verdõnses pescou um tubarão ou não? Este jornal tentou saber junto de vários especialistas que confirmaram que o tubarão pescado é uma tintureira.

No entanto este animal não deixa de ser uma espécie de tubarão da família Carcharhinidae, o qual habita as zonas profundas dos oceanos, em águas temperadas e tropicais.

Biologia

A Tintureira deve o seu nome ao seu corpo dorsal azul escuro, uma coloração azul brilhante nas laterais, enquanto a parte inferior é branca. O corpo é geralmente magro, com um focinho longo e olhos grandes. O comprimento máximo do corpo é de 400 cm. É uma espécie de tubarão oceânico de distribuição alargada, ocorrendo desde a superfície até pelo menos 150 m de profundidade.

Encontra-se frequentemente em grandes cardumes. A Tintureira alimenta-se de presas relativamente pequenas, especialmente peixes ósseos e lulas, mas também de outros invertebrados, tubarões menores ou mesmo aves marinhas. A Tintureira é encontrada em águas temperadas e tropicais. Este tubarão oceânico é geralmente apanhado com palangres pelágicos, mas também anzóis e linhas, redes de arrasto pelágico, e até mesmo redes de arrasto de fundo perto da costa.

Situação das populações

Existem duas populações principais: a população do Atlântico Norte e uma população no Pacífico central. A avaliação da situação da população no Oceano Atlântico Norte afirma que a população não é objeto de sobrepesca não ocorrendo pesca excessiva.

Efeitos ecológicos

As Tintureiras são capturadas muitas vezes em pescarias dirigidas a atuns e espadins, através de pesca com linhas, redes de emalhar e cerco, e linha e anzol. Além da pesca comercial, a Tintureira também é considerada como um peixe troféu e é capturada por pescadores desportivos.

 


Também pode gostar